Hoje vamos falar de eficiência energética.
Em primeiro lugar importa perceber melhor o que é a eficiência energética: de uma forma simplificada, é usar a energia de forma eficiente e inteligente de forma a conseguir poupá-la e usar os seus recursos na sua totalidade.
Illustration of renewable resources
As duas grandes vantagens são: redução da factura da electricidade e redução da emissão de gases e dependência de combustíveis fósseis (recursos naturais não renováveis).
Quando começámos a investigar sobre o assunto, sentimos que havia pouco a aplicar em nossas casas em relação a eficiência energética, até percebermos que não fazemos nem uma amostra do que pode ser feito.
Fotografia: Pinterest
Hoje sugerimos 10 dicas, com a certeza que haverá muitas mais e que todos podemos fazer mais pelo planeta.
-
Os equipamentos energéticos que comprar, escolha com etiqueta energética da classe A+ ou A++. Como resultado da etiquetagem energética, estima-se que as poupanças sejam de cerca de 465€/ano na factura da energia, para além da poupança do consumo de petróleo.
Etiqueta da classe energética
-
Plante uma árvore se tiver espaço exterior. O que vai ganhar em sombra, vai poupar em arrefecimento no verão. No Outono quando as folhas caírem, o sol vai entrar e ajudar a aquecer.
-
Desligue os aparelhos no interruptor em vez de os deixar em stand by. A melhor solução é ligar tudo a uma tomada com interruptor, e assim basta desligar um botão.
-
Certifique-se que as janelas e as portas estão bem isoladas para evitar ter de gastar um extra em aquecimentos.
-
Cuide do seu frigorífico. Sabia que se este estiver demasiado cheio o ar não circula livremente e há um gasto extra para manter o arrefecimento? O mesmo se aplica quando guardamos comida ainda morna no frigorífico.
-
Escolha a tarifa que mais fará sentido para sua casa (bi-horária, tri-horária), privilegiando a poupança energética e reduzindo os custos.
-
Escolha chuveiros inteligentes na distribuição de água e ponha redutores de caudal nas torneiras.
Fotografia: Pinterest
-
Aproveite que vai ligar o forno e cozinhe mais do que um prato, guarde-o para a semana ou congele.
-
Aproveite a luz solar ao máximo evitando ter de acender luzes desnecessariamente.
-
Quando tiver oportunidade, faça algumas alterações em sua casa a fundo: crie reservatórios de água, invista no isolamento térmico, ou substitua o piso por opções com massa térmica.
Hoje falamos sobre 10 dicas, há milhões de opções para aumentar a eficiência energética de nossa casa. Tem boas dicas? Partilhe connosco!
Sabe o que é a Casa Eficiente 2020?
O Programa “Casa Eficiente 2020” visa conceder empréstimo em condições favoráveis a operações que promovam a melhoria do desempenho ambiental dos edifícios de habitação particular, com especial enfoque na eficiência energética e hídrica, bem como na gestão dos resíduos urbanos. As intervenções poderão incidir no envelope do edifício e nos seus sistemas.
Saiba tudo no site: www.casaeficiente2020.pt
Fotografia: Pinterest
Veja também: 5 Dicas para se tornar zero waste na cozinha; 5 Dicas para tornar as crianças super heróis da ecologia;