Uma das tarefas mais difíceis da decoração é sem dúvida a iluminação.
Não se trata apenas de escolher os candeeiros de tecto ou de parede de que mais gosta e que melhor combinam com a restante decoração.
Uma iluminação bonita e eficaz é aquela que permite criar diferentes ambientes, responder a todas as necessidades e adequar-se a todas as funcionalidades do espaço.
Com certeza que já esteve em sítios em que, parecia faltar ou falhar qualquer coisa. Muito provavelmente o problema estava na iluminação, ou na falta dela.
Para não falhar no seu projecto de decoração, deverá ter em atenção estes 5 tipos de iluminação e adequá-los ao seu espaço, consoante as suas necessidades:
1. Iluminação de tarefas
O primeiro aspecto a ter em consideração, e porventura o mais evidente, é a iluminação de espaços onde decorrem actividades ou tarefas: canto de leitura, mesa de refeições, secretária de trabalho, bancada de cozinha…
Estes espaços vão precisar de luz directa e eficiente que permita a execução das tarefas com a luz adequada.
Para ler e escrever, por exemplo, utiliza-se, em geral, luz difusa e abundante, vinda por cima dos ombros ou pela lateral.
O candeeiro ou ponto de luz deverá ser colocado de forma a não criar sombras que possam atrapalhar a visibilidade.
2. Iluminação geral
No extremo oposto à iluminação directa, temos a iluminação geral ou luz ambiente.
Este tipo de iluminação vai ajudar a definir os espaços e ambientes, dando uma sensação de conforto. É a primeira luz a ser acesa quando se entra na divisão e é a que habitualmente assim fica, independentemente da iluminação directa a que se recorra na execução de tarefas particulares.
3. Iluminação indireta
Na criação de luz ambiente, pode recorrer a abajures ou apliques para evitar que a luz incida directamente, podendo também ser instalada no chão para criar ambientes sofisticados.
A luz indirecta permite criar aconchego e conforto visual.
4. Iluminação de destaque
A iluminação é um dos pontos fundamentais da decoração, mas é também um grande aliado no destaque de peças de mobiliário e artigos de decoração.
Focos e luzes de destaque são a forma certa para realçar aquele móvel de família, aquela tela ou a peça de design de que tanto gosta.
A atenção ao detalhe é tudo. Aposte na luz focalizada!
5. Iluminação de exterior
Se quer tirar partido do exterior da sua casa a qualquer hora, tem de garantir uma iluminação adequada para que possa usufruir do seu espaço à noite.
Ilumine os caminhos para evitar acidentes, a zona de refeições para jantares nas noites quentes, luz suave para o convívio de baixo de um céu estrelado.
As soluções são muitas. Apenas deverá garantir que adquire sistemas de iluminação próprios para exterior.
A luz solar, embora não seja a solução para todos os problemas, é sem dúvida uma opção económica.