A Homy saiu à rua e foi conhecer a Grafe, uma agência de publicidade criada em 1984 por Luís Lucas.

Atualmente, a Grafe está sediada em Marvila, numa antiga fábrica de solas de borracha!

Após um profundo projeto de remodelação e adaptação, a Grafe dispõe hoje de um espaço único, onde o clássico e o contemporâneo se cruzam, revelando o espírito criativo de todos os que lá trabalham.

Como em qualquer espaço de trabalho, a decoração da Grafe reflete as necessidades espaciais e funcionais para o desenvolvimento de toda a atividade, orientadas para a criação de um espaço envolvente e inspirador!

Criatividade e contraste são as palavras-chave deste projeto de decoração, fruto dos princípios que norteiam a atividade desta agência de publicidade!

Estivemos com Luís Lucas, Diretor-Geral da Grafe, que nos revelou as inspirações e preocupações que estiveram na base da recuperação da antiga fábrica de solas de borracha e que deu hoje lugar à conceituada agência de publicidade!

1. A escolha do espaço

A antiga fábrica de solas de borracha reunia um conjunto de condições físicas adequadas ao desenvolvimento da atividade da Grafe, associadas à localização próxima do rio Tejo.

A atual sede da Grafe conta com um espaço amplo, de grandes dimensões, situado numa zona pós-industrial em crescente valorização urbanística.

 

2. Inspirações

A decoração da Grafe é fortemente marcada pelos elementos característicos do espaço, aliados ao espírito criativo da agência de publicidade.

O ponto de partida foi, ainda nas antigas instalações, uma banheira antiga esquecida pelos anteriores inquilinos e que foi colocada numa posição estratégica na entrada da agência, decorada com pedras, água e peixes vermelhos. Depois, já na antiga fábrica de solas, a banheira deu lugar a um lago com carpas, rodeado de plantas e canários semi-livres, que dão diariamente as boas-vindas a todos os colaboradores e visitantes da Grafe.

Elementos marcadamente industriais, alusivos à outrora fábrica de solas e à antiga zona industrial em que se insere, coabitam com peças modernas e contemporâneas, sempre debaixo de um único teto: a comunicação.

Mesas assentes em pés construídos em calhas técnicas, escadas em metal e tetos com vigas expostas, são apenas alguns dos elementos que nos remetem para a azáfama de outrora da fábrica de solas.

Como se de uma viagem no tempo se tratasse, encontramos também peças ultramodernas, hoje ditas “de design”, realçadas com cores berrantes, ou não fosse um espaço de e para criativos.

A uni-los, temos por fim peças recuperadas, encontradas aqui e além por Luis Lucas, numa simbiose entre o antigo e o novo, o clássico e o contemporâneo.

A cor é um dos elementos marcantes da decoração da Grafe. A industrialidade da antiga fábrica, de cor cinzenta, contrasta com a vivacidade de cores primárias e berrantes utilizadas em cadeiras, móveis, painéis publicitários.

 

Máquinas fotográficas (algumas com mais de 100 anos), televisões e rádios de todos os tempos, lembram-nos o que por aqui se faz: comunicação!

 

3. Artigos de decoração: pequenos grandes detalhes

Peças recicladas, aproveitadas e recuperadas, artigos de designers conceituados, nacionais e estrangeiros, peças antigas perdidas na Feira da Ladra e noutros locais.

As cadeiras são o elemento exemplificativo de toda a decoração da Grafe. Cadeiras antigas de estofos clássicos deram lugar a estofos com corpos nus pintados por um artista nacional e a marcos de cor, com estofos de padrões fortes e cores vivas. Mas também as há de Philippe Starck, minimalistas e contemporâneas, numa marcada fusão de estilos.

No piso térreo, o destaque vai para a máquina fotográfica inglesa de artes gráficas do princípio do século XX, uma Hunter Penrose, pronta a funcionar, acompanhada de inúmeros outros modelos antigos de máquinas fotográficas, rádios, televisões, reproduções e originais de anúncios antigos.

4. Espaço de trabalho e convívio

Na entrada, depois de uma receção calorosa de dois bonecos robots, o lago encaminha os visitantes da Grafe, levando-os através de uma pequena ponte até ao mundo da comunicação.

O trabalho é desenvolvido em open space, para uma troca constante de ideias e constante estimulação da criatividade.

Os clientes são recebidos em salas de reuniões acolhedoras e exemplificativas do ambiente vivido em toda a empresa.

E porque o bem-estar de todos é também uma preocupação, a Grafe dispõe ainda de uma zona de convívio e refeição.

 

A decoração da Grafe numa frase?

“A mistura improvável entre o industrial, o contemporâneo e o barroco numa fábrica de ideias.”

www.grafe.pt