Ter uma casa de férias é o sonho de muita gente e uma forma extraordinária de passar algum tempo (férias ou fins de semana) com a família e amigos.
No entanto, é também uma fonte de despesa e por vezes um peso pela obrigatoriedade de lá ir.
Se tem uma casa de férias ou está a pensar adquirir uma, deixamos-lhe 8 dicas muito úteis para que a sua casa de sonho não se torne num pesadelo.
1. LOCALIZAÇÃO: a localização da casa de férias perfeita é longe o suficiente para “ir para fora” e perto o suficiente para ir com frequência, sem demorar muito tempo e sem custos de deslocação elevados.
2. “TERRA“: o sítio da casa de férias perfeita é aquele que lhe apela ao coração. A aldeia dos seus avós, o seu destino de fim de semana favorito, o local onde passava férias na sua infância. Sempre que chegar para uns dias de descanso, terá ainda o conforto das memórias passadas.
3. CONVÍVIO: a casa de férias perfeita tem a dimensão perfeita para o seu agregado familiar e mais uns. Quartos, áreas comuns amplas, casas de banho suficientes para o número de hóspedes. Se tem crianças pequenas, rapidamente terá os amigos a passar férias consigo. Junte os seus familiares, junte os seus amigos. Para os poder receber, tenha quartos, sofás-cama, beliches, camas em gaveta… Mantenha os espaços amplos, garanta assento para várias pessoas na sala e nas áreas de estar e de refeição.
4. DECORAÇÃO: não é por não viver habitualmente na sua casa de férias que a decoração não tem de ser cuidada. Deixamos algumas regras para que consiga ter a casa de férias perfeita:
- casa de férias não é depósito de móveis e artigos de decoração indesejados: pode (re)aproveitar sim, mas apenas se forem adequados ao espaço, à funcionalidade e à estética da casa;
- as decorações temáticas são naturalmente uma opção, mas não são a única solução. Para que não se canse da sua casa de férias, fuja ao convencional estilo náutico das casas de praia, a título de exemplo…
- como em qualquer casa, a decoração deve ser adequada ao ambiente em que está inserida. Ainda que não opte por uma decoração temática, opte por uma decoração integrada com o meio envolvente.
- investigue as tradições locais. A arquitectura, o artesanato local, os hábitos e lendas poderão servir de mote à decoração da sua casa de férias e enriquecer os seus dias de descanso.
- crie espaços de relaxe, afinal, tudo se resume ao descanso.
5. EXTERIOR: comprometa-se com o exterior. Janelas com vista, varandas abertas, jardins, alpendres, piscinas e barbecues. Em férias, os dias são aproveitados em casa de outra forma e é uma oprtunidade de convívio com a natureza. Crie zonas de estar, de refeição, de convívio, no exterior. Aproveite para estar na rua.
6. FUNCIONALIDADE: uma casa de férias perfeita não é aquela em que está a fazer limpezas desde o dia em que lá chega. Opte por materiais resistentes, duradouros, facilmente laváveis, hipoalergénicos. Não entulhe a casa.
7. ARRUMAÇÃO: as casas de férias não têm habitualmente as mesmas necessidades de arrumação que as casas de habitação permanente. Por esse motivo, não tem desculpa para ter a casa desarrumada. Planeie e mobile a sua casa de férias tendo em consideração as necessidades de arrumação que vai ter, por forma a conseguir uma casa prática e funcional.
8. METEOROLOGIA: uma casa de férias na praia não tem de ser só frequentada nos meses quentes de Verão. Equipe a sua casa com sistemas de refrigeração e aquecimento adequados a todas as estações do ano, opte por um bom isolamento térmico e infraestruturas adequadas para que seja sempre agradável ir até lá passar uns dias.
Boas férias!