Plantar ou semear ervas aromáticas em casa tem uma mão cheia de vantagens! Por isso para nós a resposta à pergunta “Vale a pena arriscar?” é um enorme SIM!
A possibilidade de ter ervas aromáticas “sempre à mão” para utilizar na culinária e a ausência de aditivos e outros produtos químicos prejudiciais à saúde são para nós os dois pontos fortes principais, mas não são os únicos.
A criação e presença de plantas naturais em casa cria ambientes saudáveis, ricos, acolhedores. Em particular, o cheiro agradável de algumas ervas aromáticas poderá ser também uma boa razão para fazer a sua pequena horta em casa.
Para ter uma pequena produção de ervas aromáticas não precisa mais do que um recanto de sua casa, habitualmente na cozinha.
Deixamos-lhe algumas dicas e informações úteis para que possa ter ervas aromáticas sempre em grande estilo em casa:
1. APROVEITAR OBJECTOS ANTIGOS:
Caixas de madeira, frascos de vidro ou gavetas de um armário antigo são apenas algumas das ideias de objectos antigos que poderá aproveitar para plantar/semear ervas aromáticas em casa.
A reutilização destes objectos dará um toque de originalidade à decoração do espaço.
2. KITS DE ERVAS AROMÁTICAS
Originais, muito práticos e prontos a utilizar!
Atualmente, é já muito grande a oferta de kits de ervas aromáticas para ter em casa. Estes kits disponibilizam as sementes, a terra ou substracto, o vaso (ou seu equivalente) e muitas vezes até um sistema de rega automático! Tudo, claro, de design português e com muita originalidade!
– Kit de cortiça da Life in a Bag
– Sacos em vez de vasos da Herb Pack
– Inside the bottle da My Little Garden
3. VASOS SIMPLES DISPOSTOS DE UMA FORMA ORIGINAL
Se não quer ou não precisa de inovar no recipiente das ervas aromáticas, aposte na originalidade da disposição em que os coloca na sua divisão.
Vasos pendurados no tecto, em estante (com um minigarden) ou em zonas da casa menos prováveis (como nas escadas, na imagem), são ideias originais de colocar os vasos.