COMO é a marca com ‘h’ de hoje, um conceito de mobiliário modular que vai muito mais além da sua funcionalidade e versatilidade.
As estantes modulares do COMO são feitas em cortiça, uma matéria-prima tão nacional, que hoje se encontra (felizmente) bastante valorizada.
Irena Übler – fundadora e diretora criativa do COMO – contou-nos a história deste projecto, deu-nos muitas e muito boas razões para haver uma estante modular COMO em cada casa e revelou-nos as suas grandes ambições.
1. Como surgiu o COMO?
A ideia do COMO – COrtiça MOdular – nasceu a partir do jogo: criar elementos soltos, que se encaixam e deixam reproduzir várias formas. Gostava de garantir a composição versátil e personalizável. Inserir uma parte lúdica no produto final, assegurar a montagem fácil, ter o transporte de forma simples mas também optimizar a produção para ser mais eficaz.
O conceito inicial foi apresentado no Open Call da Amorim Cork Ventures em 2015. A tal candidatura – feita em apenas num dia – arrisquei a entrega à última, foi aceite. Então realmente tive de desenvolver um produto novo.
Consegui o apoio para concretizar os esquissos, materializar as primeiras ideias, realizar vários protótipos e até fazer um teste de mercado em 2016. Assim começou a minha vida de empreendedora no mundo de design mobiliário.
2. Qual a vossa missão?
Os pontos chave do COMO são a modularidade, a flexibilidade e a sustentabilidade. A missão é repensar o mobiliário e ter produtos que respondem a estes três valores. A paixão é reformar o design interior e desenvolver soluções divertidas, criativas e inspiradoras.
O design versátil permite co-criar, adaptar, alterar em varias formas e conforme as necessidades pessoais. Uma maneira simples e extremamente flexível de mobilar a casa, escritório ou montra da loja.
Um simples módulo pode servir de mesa cabeceira ao lado da cama, garrafeira para o vinho, base para laptop ou até como candeeiro. Vários módulos podem criar estantes decorativas e de arrumação. A quantidade dos módulos pode ser aumentada quase sem limite na quantidade e arbitrariedade.
O COMO é 100% produzido em Portugal, feito em cortiça, um material típico Português, natural e nobre. Além de ser sustentável a cortiça garante ser renovável, biodegradável e reciclável. Outras características do material são a sua leveza, toque puro e cheiro agradável.
O meu objectivo de design é sempre criar uma ligação entre produto e utilizador, como forma de prolongar a vida do objecto. Oxalá para nunca acabar no lixo.
3. Qual a maior conquista até hoje?
Sempre sonhei – um dia quero ter os COMO em Nova Iorque.
Há cerca de dois meses atrás a loja Cork & Co em Lisboa vendeu dois módulos para lá.
Fiquei extremamente contente e adorava saber onde e como foram montados. Adorava receber um dia destes umas fotos do tal COMO contente em Nova Iorque.
4. Qual é o projecto de sonho do COMO, (quase) “impossível” de alcançar?
Seria incrível criar uma plataforma com a comunidade de „corkmodular“ onde as pessoas partilham ideias „COMO uso o COMO na vida“.
Neste momento o COMO ainda é uma marca pequena. Gostava que continuasse a crescer cada vez mais para trazer natureza e criatividade a muitas casas no futuro. Acima disso tudo, a casas de todo mundo.
Aumentar a família dos produtos. Ter „smart Add`Ons“ que transformarão as duas peças de cortiça em milhares de possibilidades diferentes e inesperadas.
Que as crianças brinquem com os módulos de cortiça no infantário, a construir casas do futuro. Aprendam desde pequenos que a natureza faz parte da nossa vida, que temos de cuidar do ambiente e usar mais materiais renováveis.
Além disso não se magoam tanto se baterem com a cabeça num módulo de cortiça, ao contrario de uma estante de madeira ou metal.
Mais informação sobre o COMO, aqui. E siga a viagem do COMO até Nova Iorque nas redes sociais Instagram (aqui), Facebook (aqui) e Vimeo (aqui).