As aulas já começaram e as rotinas a pouco e pouco instalam-se.
Mas as crianças não deixam de ser crianças quando chegam a casa e cabe aos pais garantir o seu crescimento e evolução fora das escolas.
A energia não se esgota na escola nem mesmo com as actividades extracurriculares. As crianças brincam e aprendem e desenvolvem-se enquanto brincam. Por isso, a forma mais natural de aprenderem e de desenvolverem as suas valências é brincando.
O post de hoje é dedicado ao espaço de brincar (e de aprendizagem!) em casa.
Em casa, temos de dar espaço à brincadeira, ao estímulo e à desordem. Mas não tem de ser pela casa toda se reservarmos um espaço para este efeito: o espaço de brincar.
O espaço de brincar será idealmente localizado no quarto da criança ou num quarto próprio ou ainda num recanto da sala de estar.
Antes das ideias de decoração para o espaço de brincar, deixamos-lhe algumas dicas que deve ter sempre em conta:
1. É importante que as crianças sintam que têm o seu próprio espaço e que se sintam responsáveis por ele e, neste ponto, falamos da sua arrumação, organização e limpeza.
2. O espaço de brincar deve ser estimulante. A criança deve ficar com vontade de ir brincar ali. O material de brincar deve estar à vista e acessível.
3. Não crie uma armazém de brincadeira, com todo o material e brinquedos misturados. Opte por um lugar versátil, que se vá adaptando aos gostos e “manias” do seu filho (pode começar por ser um espaço de desenhos e pintura que depois se transforme num espaço para experiências científicas!, por exemplo).
4. Ainda no tema versatilidade, crie um espaço de brincar evolutivo, com brinquedos e material adequados à idade e à fase de crescimento. Também aqui é importante ter um espaço convidativo a todas as fases da vida, seguro e estimulante.
5. Como consequência dos quatro pontos anteriores, lembre-se que é um espaço que não fica “decorado” de uma vez só. É provável que tenha de mudá-lo de 6 em 6 meses, de ano a ano. Por isso, não invista muito dinheiro em peças que perderão o interesse da criança rapidamente. Opte por móveis versáteis: uma estante com caixas serve para arrumar brinquedos e, mais tarde, sem as caixas servirá para arrumar livros.
Como já referido, cada criança tem a sua personalidade e os seus gostos e interesses próprios. O espaço de brincar deve ser um espao do seu filho e não seu.
Deixamos-lhe algumas ideias muito interessantes, para miúdos e graúdos:
ARDÓSIA
MAPA MUNDO
ESPAÇO DE LEITURA
ÍMANS
TENDAS
ORGANIZAR